17 julho 2011

Fondue

Faz um tempinho que estou querendo falar sobre esse assunto:
Fondue.
 Hoje, lendo uma reportagem que saiu na Revista Metrópole, vejo a matéria super explicada e resolvi compartilhar com vocês.

Um dos pratos mais associados ao inverno, o fondue foi criado na Suíça, em meio a Segunda Guerra Mundial.
Naquela época, por causa das batalhas, e do frio rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Como eram produtores de leite e queijo, aproveitavam os restos de derivados para saciar a fome. Misturavam os queijos, levavam a mistura no fogo até derreter e depois mergulhavam pedaços de pão naquele creme borbulhante. Foi assim que inventaram essa mistura quente,  saborosa e nutritiva.
A receita criada pelos suíços ganhou fama na década de 1950, quando o chef Conrad Egli , do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a serví-la em sua casa. Para oferecer uma sobremesa aos clientes, criou o fondue de Chocolate. Apesar de ter surgido de forma rústica, o prato foi se tornando uma comida refinada, muito por conta do preço elevado dos ingredientes - as preparações levam produtos como os queijos gouda, gorgonzola, emmenthal e gruyère. A receita caiu nas graças dos brasileiros e foi oficialmente incluída no cardápio de inverno de muitos restaurantes.

Fondue de Queijo


Receita de Fondue de Queijo

Ingredientes:

- 800 g de queijo gruyère
- 400 g de queijo emmenthal ralado
- 1 dente de alho descascado e cortado ao meio
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 4 colheres (sopa) de leite
- 4 colheres (sopa) de vodca
- 3 pitadas de pimenta-do-reino
- 1 pitada de noz-moscada

Preparo:

Esfregue o alho no interior de uma panela própria para fondue, coloque o vinho e leve ao fogo até amornar. Reduza o fogo, junte os queijos e mexa bem, até que eles comecem a derreter. Adicione o amido de milho dissolvido no eite e continue a cozinhar, mexendo sem parar. Acrescente a vodca, a pimenta e a noz-moscada. Misture até ficar cremoso. Transfira a panela para o fogareiro e leve à mesa. A receita leva, aproximadamente, 25 minutos para ficar pronta.


Fondue de Chocolate

Receita de Fondue de Chocolate

Ingredientes:  

- 300 g de chocolate ao leite picadinho
- 1 lata de Creme de Leite
- 5 colheres (sopa) de conhaque ( Amarula, Frangelico )
- Frutas em calda (pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, etc.) ou frescas (morango, uva, etc.)

Preparo:


Coloque em uma panela esmaltada ou de cobre o Chocolate e o Creme de Leite e leve ao réchaud, regulando a chama o mais baixo possível. Mexa delicadamente até que o Chocolate derreta. Acrescente aos poucos o conhaque, misture tudo muito bem e mantenha a chama baixa. Disponha as frutas em vasilhas e coloque-as próximas ao rèchaud. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta, mergulhando-o depois na fondue.
 
Espero que gostem da dica e das receitas, sem dúvida é uma ótima pedida pros dias frios, e agrada a todos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...