09 agosto 2011

Você sabe o que é "Cyberbullying" ?




Olá pessoal, dessa vez eu vim aqui pra fazer um post complicado sobre o tal do "Cyberbullying", talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas conhece ou conheceu alguém que sofreu o Cyberbullying, ou até mesmo você que esteja aí lendo esse post pode até ter sofrido o Cyberbullying, espero de verdade que não tenha acontecido com você ou com alguém que você conheça, porque a situação é muito pior do que você imagina.
O termo Cyberbullying é definido por :  uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. Nas muitas vezes os praticantes de Cyberbullying, costumam usar de redes sociais ( Orkut, Facebook, Twitter) pra ofender, agredir, ridicularizar a vítima, postando fotos, vídeos, ou comentários maldosos, esses acompanhados de apelidos pejorativos . O que os praticantes de Cyberbullying não sabem ou pelo menos não sabiam é que, quem faz ofensas pela Internet não consegue se esconder nem mesmo criando um perfil falso ou anônimos, se acham que pela Internet vão ficar impunes estão enganados, todos podem ser identificados pelo próprio computador, este possui o IP ( Internet Protocol) que pode ser acessado pela polícia. Nem as Lanhouses, usadas pelos infratores estão fora da legislação, porque por lei, todo administrador de Lanhouses precisa fazer um cadastro do usuário com nome, endereço e R.G. facilitando ainda mais o trabalho das autoridades em identificar os culpados.


O Artigo 5º da Constituição Federal diz:  assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Portanto, cuidado ao publicar algo sobre as outras pessoas, ofensas, injúrias, calúnias, ameaças, difamação é crime ! 

Veja as definições abaixo:
Calúnia: afirmação mentirosa de que a vítima praticou um ato criminoso. É constante em sites de relacionamentos, quando uma pessoa é acusada de furto ou estupro. A pena desse crime é detenção de seis meses a dois anos e aplicação de multa.

Difamação: propagação de fatos que manchem a reputação da vítima. O que interessa é que a reputação da vítima foi prejudicada. A pena prevê detenção de três meses a um ano, mais multa.

Injúria: ofensa à dignidade da pessoa, relacionada a xingamentos. A pena é de detenção de um a seis meses ou multa, mas a punição pode ficar maior se a ofensa for seguida de violência ( três meses a um ano) ou ofensa racista ( um a três anos de reclusão, mais multa).

Ameaça: ameaçar à vítima de mal injusto e grave. As vítimas normalmente procuram a delegacia mais próxima para informar o recebimento de e-mails, mensagens e telefonemas ameaçadores. A detenção é de um a seis meses, seguida de multa.

Contrangimento Ilegal: ameaça para que a vítima tome uma atitude que não quer. Serve, por exemplo, para quem ameaça um familiar da vítima da agressão. A pena para esse delito é a detenção de três meses a um ano, além da multa.

Falsa Identidade: criminoso se faz passar por outra pessoa para obter vantagem ou proporcionar algum dano à vítima. Exemplo comum são os perfis falsos de personalidades criado em sites de relacionamento. A pena aponta prisão de três meses a um ano e multa.

Molestar ou pertubar a tranquilidade: contravenção penal que permite punir aquele que pertuba a tranquilidade da outra pessoa por qualquer motivo. A pena é de prisão simples, de quinze dias a dois meses, e multa. 

Onde Buscar Ajuda ?

Sete cidades brasileiras possuem delegacias de policia especializadas em crimes eletrônicos. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Na capital paulista, as denúncias contra crimes na internet podem ser encaminhadas à 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos. O endereço é:

Av Zack Narchi, 152, Carandiru. Tel (11) 2221-7030
contato por e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br

 Fonte: Jornal Correio Popular, Coluna Correio Digital, publicada em 08/08/2011


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...