20 junho 2012

PRISÃO DE VENTRE??? NO WAY!

Não, não é impressão sua: quando o intestino é preguiçoso, fenômeno conhecido como prisão de ventre ou constipação intestinal, os reflexos podem ser sentidos na pele, literalmente. 
“O problema está nas substâncias tóxicas que não são eliminadas pelas fezes e que podem ser absorvidas pela circulação sanguínea e, consequentemente, atingir a pele”, diz o gastroenterologista Caio Coelho Netto, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo ele, os efeitos mais comuns da constipação no rosto são a perda de viço e as espinhas e, no corpo, a celulite e o inchaço. 
“Geralmente, esses sintomas são percebidos a partir do momento que aumentam os intervalos entre as evacuações e surgem outras complicações, como distensão abdominal, esforço para defecar, fezes endurecidas e fragmentadas e sensação de evacuação incompleta”, explica Caio Coelho Netto. 

Você sabia... que para ter o diagnóstico de prisão de ventre a pessoa tem que evacuar menos de três vezes por semana e apresentar fezes ressecadas e endurecidas? 

“Algumas mulheres costumam evacuar de forma completa e satisfatória uma ou duas vezes por dia, ou ainda, uma vez a cada dois dias e todas são absolutamente normais e assintomáticas”, observa gastroenterologista Caio Coelho Netto. 

Para o intestino funcionar bem: 

• Inclua semente de linhaça moída ou de quinoa na salada.

• Deixe as frutas desidratadas de molho por alguns minutos antes de comê-las. 

• Tempere os pratos com óleo de semente de linhaça. 

• Troque o arroz branco pelo integral. 

• Salpique aveia nas refeições sem medo, afinal ela não altera o sabor da comida. 

• Sempre que possível, coma frutas com casca. 

• Prepare os legumes al dente. 

• Tome um copo de água morna com gotas de limão ao acordar e outro duas horas antes de dormir. 

• Evite açúcar, pratos elaborados com farinha branca, carne vermelha, laticínios, café, alimentos industrializados condimentados ou apimentados. Todos são pobres em fibras e geralmente ricos em calorias. 

• Malhe regularmente, pois os exercícios estimulam os movimentos peristálticos do intestino grosso ajudando-o a eliminar o bolo fecal.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...