19 outubro 2012

19 de Outubro - Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto é sério, e não poderia deixar em branco um dia em que é oficialmente conhecido como o Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama

Talvez vocês tenham percebido que durante o mês de Outubro, tivemos muitas campanhas e movimentos chamados Outubro Rosa não é mesmo? 

Mas porque a cor Rosa ? Porque o nome Outubro Rosa remete a cor do laço que representa a luta contra o Câncer de Mama.

 
O objetivo desse movimento é estimular e conscientizar a população da importância da prevenção do Câncer de Mama, e essa campanha é Mundial ou seja, em todo o mundo, no dia 19 de Outubro, existem entidades que promovem esse movimento. Tudo realmente começou no ano de 1990, em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for de Cure lançou e distribuiu os primeiros laços cor de rosa para os participantes de uma corrida chamada Corrida pela Cura.

Mas o movimento realmente ganhou força em 1997, com a participação efetiva das cidades Yuba e Lodi nos Estados Unidos. Começaram a comemorar e promover ações voltadas sobretudo a prevenção do Câncer de Mama, chamando de Outubro Rosa

Todas as ações foram e é até hoje o combate do Câncer de Mama, conscientizando a população sobre a importância do diagóstico precoce, aumentando e muito as chances de cura !

A fim de realmente sensibilizar a população, as cidades inicialmente se enfeitavam com os Laços Rosas, dando preferência aos locais públicos para se destacar e chamar a atenção da população. Depois vieram as corridas e até mesmo desfiles de moda com as sobreviventes do Câncer de Mama

Hoje, é possível ver Monumentos iluminados com o tom de rosa, alguns prédios públicos, e fica claro que o objetivo dessa mobilização está dando certo. 

Aqui no Brasil o primeiro monumento a ser iluminado com o tom de Rosa foi o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2002.


Os monumentos mais conhecidos no mundo inteiro,já foram iluminados com o tom de Rosa, entre eles estão: a Torre de Pisa na Itália, a Opera House na Austrália, o Arco do Triunfo na França. E aqui no Brasil o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Jardim Botânico em Curitiba já foram iluminadas também. 





A cor rosa simboliza a feminilidade, e une diversos povos, de diversas regiões e países com o mesmo objetivo. O da prevenção dessa doença que mata e pode ser curada com prevenção precoce e tratamento específico.

E aí, que tal exercer o poder rosa no dia de hoje, vista uma peça rosa em comemoração, ou passe um batom rosa, ou que tal uma maquiagem rosa ou um esmalte rosa nas unhas?  

O importante é conscientizar que a importância do exame de prevenção ao Câncer de Mama não é somente hoje dia 19 de Outubro ou durante as comemorações do Outubro Rosa, são todos os dias, mas que é bacana a iniciativa isso é mesmo, você não acha?

Beijocas

 





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...