14 novembro 2012

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o assunto é sério, bem sério.... 

Não sei se todos sabem mas hoje dia 14 de Novembro é o dia Mundial do Diabetes !


Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é o Diabetes é uma doença que está atingindo a cada dia mais e mais portadores, o crescimento do Diabetes se dá basicamente pelo grande avanço da obesidade, um dos principais fatores para o aumento do constante crescimento de pacientes diabéticos.

Mas o que é o Diabetes?

É uma doença do metabolismo da glicose causado pela má ou falta de absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. 

Quantas tipos de Diabetes existem?

Existem 4 tipos de Diabetes:

a) Diabetes Tipo 1: O pâncreas pode produzir um pouco ou quase nenhuma insulina. É muito mais comum na infância e adolescência e a pessoa que possui o Diabetes Tipo 1 é dependente da insulina diariamente.

b) Diabetes Tipo 2: O organismo até produz insulina, mas as células ficam resistentes à ação da insulina. Muito comum em pessoas com mais de 40 anos. As pessoas que possuem Diabetes Tipo 2 podem ou não depender de insulina diariamente. 

c) Diabetes Gestacional: Ocorre na gestação, e muitas vezes acomente gestantes que ganharam muito peso durante a gravidez. É necessário o acompanhamento rigoroso do Obstetra, e indica-se uma dieta rigorosa, para evitar mais complicações para a mãe e o bebê.

d) Diabetes associadas a outras patologias: muito comum em quem tem pancreatite alcóolicas (inflamação no pâncreas) e uso contínuo de certos medicamentos. 

Quais são os sintomas de quem tem Diabetes?

* Aumento de apetite

* Alteração visual

* Poliúria ( a pessoa começa a urinar mais do que o normal )

* Polidpsia ( a pessoa sente muita sede)

* Impotência sexual

* Infecções fúngicas nas unhas e na pele

* Feridas que demoram muito pra cicatrizar

* Distúrbios cardíacos e renais

* Neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas.


E os fatores de risco ? 

* Obesidade

* Hereditariedade

* Falta de atividade física regular

* Hipertensão

* Níveis elevados de triglicérides e colesterol

* Uso contínuo de medicamentos a base de cortisol

* Idade acima de 40 anos ( em Diabetes Tipo II)

* Estresse emocional

* Má alimentação


Devido ao alto índice de pessoas portadores de Diabetes no Mundo inteiro, foi escolhido o dia 14 de Novembro pra mobilizar as pessoas para a importância da prevenção dessa doença que infelizmente não tem cura ! 

Existe tratamento mas não tem cura !

Em 2007 foi criado pela Associação Internacional do Diabetes o Dia Mundial do Diabetes, onde simbolicamente alguns pontos são iluminados de Azul ou com o círculo Azul alguns monumentos de várias cidades espalhadas pelo mundo.

E sabe porque foi escolhido a cor Azul?
Porque o Azul simboliza o céu, e o céu une o mundo inteiro !

Achei super legal essa iniciativa, e espero que realmente as pessoas se conscientizem da importância da prevenção dessa doença que é tão cruel e que atinge várias pessoas, sem distinção de classe social, idade, raça ou etnia.

E se você quiser fazer parte desse círculo, participe vestindo azul e envie sua foto para Perfil Facebook/diamundialdodiabetes

E apresentando qualquer sintoma que foi acima citado, procure seu médico, só ele pode diagnosticar atraves de uma avaliação e exames se você é ou não portador de Diabetes

Mas lembre-se: Previnir nunca é demais !
 
Beijocas



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Boa tarde Rô!

    Muito bem lembrado!
    Isso é um problema mundial, que todos nós deveríamos estar sempre atentos, mas é uma pena, infelizmente só procuramos a saber da doença depois que ela já esta um pouco mais avançada.

    Lembra do meu pai né? Então ele estava tomando insulina, mas com os medicamentos não está mais sendo necessário, está fazendo atividade física e boa alimentação, fora que está menos emocionado, o que ajudou bastante!!!
    E uma ótima noticia! Parou de fumar! Nemcridito! hehee....

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, realmente a Diabetes está tomando proporções gigantescas, hoje em dia, mais e mais pessoas são vítimas dessa doença que está atingindo várias pessoas, de diferentes idades e condições sociais.
      Mas o principal fator pra ser levado em consideração é a prevenção.
      Se pudéssemos fazer com que todos se conscientizassem da importância de hábitos simples e diários, com certeza essa doença estaria com índices bem menores do que se tem hoje em dia...
      Mas fico feliz com a notícia do seu pai, isso com certeza nos deixa muito mais feliz néh?
      Dá uma beijoca nele por mim táh?

      Excluir
  2. é sempre bom cuidar da saude!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Carolzinha, cuidar da saúde tem que estar em 1º lugar na nossa vida, néh?
      Beijocas

      Excluir

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...