30 março 2016

Varizes por Radiofrequência, agora é possível !

Quantas pessoas você não conhece que já tiveram, tem ou terão Varizes

Acredito que muitas não é mesmo? Talvez nesse momento até você mesma pode ter Varizes mas por falta de informação, não sabe ao certo se aqueles "vasinhos" que você tem na perna é de fato Varizes.

Mas e aí, o que fazer quando elas aparecem ?

No mês de março fui convidada a participar de uma palestra super bacana onde os médicos especialistas Dr. Guilherme Peralta, cirurgião vascular e endovascular, diretor do CATV (Centro Avançado de Tratamento de Varizes), clínica especializada no tratamento de varizes, Dr. Eduardo Brigidio, cirurgião vascular e endovascular, coordenador da residência médica de Cirurgia Vascular do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo contaram para a gente um pouco mais sobre Varizes.

Primeiro que um dos fatores mais propícios para o aparecimento das Varizes é por hereditariedade, levando em consideração que hereditariedade não quer dizer que se sua mãe, avó, pai teve você também terá, mas a chance de você vir a desenvolver é muito maior, ok ?

Segundo, que o índice de mulheres com Varizes é muito maior do que os homens, sim meninas, nós mulheres além de sofrermos com tantas coisas, ainda temos mais probabilidade de desenvolver as Varizes devido a produção do estrogênio, associado ao uso do anticoncepcional, a gravidez e ao sobrepeso. 

Terceiro que a falta da atividade física, associado ao estilo de vida, como ficar longos períodos em pé e claro o excesso de peso contribui e muito para que as Varizes apareçam. 

Talvez muitos se incomodem com o fator estético mas acredite, é muito pior que isso, já que outros sintomas são associados: cansaço, peso nas pernas, dor, inchaço e, se não tratada as complicações são ainda mais graves, como sangramentos e úlceras (feridas). Então dá pra imaginar o desespero de quem enfrenta ou já enfrentou o problema não é mesmo ? 

E para diagnosticar, como faz ? É imprescindível a consulta médica com um cirurgião vascular ou angiologista (dois especialistas no diagnóstico das Varizes) para saber até quando é necessário intervir com um procedimento cirúrgico já que essa é a dúvida de muitas pessoas. Afinal, quando se fala de cirurgia, muita gente já se desespera, pensa nas complicações, enfim, são tantas dúvidas que imagino o quanto uma pessoa sem orientações e principalmente informações precisas deve ter. 

Mas o que são Varizes ?



Varizes são veias dilatadas, muitas vezes fracas, que impossibilitam ou dificultam a circulação sanguínea, provocando dores e alterações na pele. É uma doença crônica e, pior, evolutiva, mas que se diagnosticada no início o risco de complicações é bem minimizado. Por isso a importância da avaliação do profissional.



Prevenir é sempre melhor que remediar, e caminhadas e atividades físicas fazem parte do tratamento, mas e quando a cirurgia é a única alternativa ? 

Como vocês podem observar nesse vídeo, na veia sadia a circulação ocorre de baixo pra cima normalmente, agora na veia comprometida o retorno venoso não ocorre de forma correta, e as complicações começam a aparecer. 




E ainda bem que os procedimentos cirúrgicos estão cada vez mais modernos, mais seguros e principalmente mais eficientes, hoje já temos disponível como método cirúrgico menos invasivo a cirurgia por radiofrequência, que consiste em utilizar o calor controlado entregue pelo cateter ClosureFast™ para selar a veia doente. Uma vez selada a veia, ela perde sua função e o sangue é redirecionado para as veias saudáveis mais próximas evitando a retirada da veia. 
Uma das vantagens de usar esse procedimento é primeiro por ser menos invasivo, segundo pela redução do tempo de recuperação do paciente, já que nossa vida moderna exige que estejamos menos entregue aos afastamentos não é mesmo ? O procedimento necessita de uma anestesia local, outro fator que ajuda o paciente a se recuperar mais rapidamente já que na cirurgia por radiofrequência a recuperação é de aproximadamente 2 dias, enquanto que no método tradicional é de no mínimo 15 dias.  A radiofrequência tem como vantagem acarretar menos dor e hematomas no pós operatório, e o material usado nesse procedimento é totalmente descartável. Durante o procedimento é usado um aparelho que se chama Ultrassom Doppler Intra-operatório, através dele o médico consegue visualizar o que está acontecendo e principalmente tem o controle do efeito do laser. Esse procedimento é indicado para as veias de maior calibre como a Safena




Sei que muita gente tem diversas dúvidas sobre Varizes, eu mesma apesar de ser uma profissional da saúde (para quem não sabe exerço a função de Técnica de Enfermagem no Centro Cirúrgico de um hospital aqui em Campinas) também tenho dúvidas como vocês, e para conscientizar sobre os perigos da IVC a Medtronic lançou o site www.tratandovarizes.com.br onde eles explicam mais sobre a doença em si, o tratamento, as causas e complicações e principalmente um pouco mais sobre a cirurgia. 

Então que tal dar uma espiadinha e de quebra ainda aprender um pouco mais sobre Varizes heim ? 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tecnologia é tudo, ainda mais quando é usada para ser um aliado da saúde!
    Minha avó tem varizes, vou mostrar para ela!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que ótimo. Tô cheia de vasinhos, que queria tirar e é bom saber que dá pra tirar as varizes tbm. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô!
    Tenho algumas clientes que tem varizes e uma em específico sofre muito com o problema, sente dores terríveis e tem muita retenção líquida.. por isso não abre mão da Drenagem Linfática... Gostei de conhecer esse novo método cirúrgico, parece mais seguro né... Vou pesquisar mais sobre o assunto e indicar para as minhas clientes.
    Adorei!!

    Bjos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir

Olá pessoal, é sempre bom ver um comentário no blog, procuro responder a todos, às vezes demora um pouquinho, mas leio e respondo sempre!
Deixe o link do seu blog pra eu fazer uma visitinha e não esqueça de ser seguidor(a) tá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...